terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Juiz do TJ-RJ autoriza transplante de menino que luta contra o câncer




O caso do adolescente Matheus Marques, de 14 anos, que vem comovendo a sociedade brasileira desde os primeiros meses do ano, ganhou um capítulo positivo. Nesta quinta-feira (1), o juiz Marvin Moreira (1ª Vara Cível de Resende e presidente da AMAERJ Volta Redonda) autorizou que Gabriel, irmão mais novo de Matheus, seja seu doador de medula óssea.
Após exames de compatibilidade realizados pela UNICAMP, descobriu-se que Gabriel, 12 anos, era um doador compatível. Porém, o transplante necessita de uma decisão judicial, pois a lei 9434/97 (que trata de doação de órgãos) determina que o doador menor de 18 anos deve ter autorização dos pais e da Justiça.
“Realmente é um caso muito difícil, tenho uma filha da mesma idade. Fiquei muito feliz em poder ajudar. Imagino o sofrimento que a família vem passando”, disse Marvin.
Em um exame de rotina realizado em janeiro de 2017, Matheus Marques descobriu que sofria de uma doença chamada Leucemia Mialoide Aguda, um tipo de câncer que ataca o sangue e a medula óssea. O jovem está internado no Centro Boldrini, em Campinas (SP), onde passa por sessões de quimioterapia.
Uma página criada no Facebook, usada para atualizar o estado de saúde do menino e arrecadar fundos, já conta com mais de 46 mil curtidas. Com a hashtag “Força Matheus”, personalidades do mundo artístico e esportivo abraçaram a causa e enviaram vídeos motivacionais dando apoio e força ao garoto.
do site do TJRJ http://amaerj.org.br/noticias/juiz-do-tj-rj-autoriza-transplante-de-menino-que-luta-contra-o-cancer/





Nenhum comentário: