cuidados paliativos: ciência e proteção ao fim da vida
com claudia burlá, médica geriatra e doutora em bioética pela universidade do porto
cuidados paliativos são uma modalidade de intervenção indicada para pessoas com doença prolongada, incurável e progressiva, a fim de prevenir e aliviar o sofrimento e lhes proporcionar qualidade de vida, incluindo seus familiares. centram-se na valorização da pessoa doente e buscam o alívio dos sintomas que a afligem. a abrangência da sua prática, alcançando familiares e profissionais envolvidos, aciona um novo paradigma para cuidados ao fim da vida. em nome da ética e da ciência, da dignidade e do bem-estar de cada ser humano é preciso tornar os cuidados paliativos uma realidade cada vez mais presente.
Claudia Burlá, membro da Comissão de Cuidados Paliativos da SBGG, conversou sobre “Ciência e Proteção ao Fim da Vida” no programa Café Filosófico, transmitido pela TV Cultura.
Claudia compartilhou sua experiência em relação a paliação, uma modalidade de intervenção indicada para pessoas com doença prolongada, incurável e progressiva, a fim de prevenir e aliviar o sofrimento e lhes proporcionar qualidade de vida, incluindo seus familiares.
A participação de Claudia integra uma série de quatro episódios do Café Filosófico, que teve como tema “A finitude face à revolução da longevidade”. Os próximos vídeos contam com Ligia Py (membro da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos); da juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo. e de Alexandre Kalache, epidemiologista e membro honorário da SBGG.
O programa Café Filosófico é uma parceria do Instituto CPFL com a TV Cultura, e tem como objetivo compartilhar as ideias de grandes pensadoras e pensadores contemporâneos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário