sexta-feira, 29 de junho de 2012

Corte americana mantém reforma da saúde feita por Barack Obama


A Suprema Corte dos Estados Unidosconsiderou constitucional a reforma da saúde feita pelo presidente Barack Obama. Foi uma vitória importante do governo em ano eleitoral.
O resultado foi apertado: por 5 votos a 4, os juízes mantiveram a lei que obriga praticamente todos os americanos a terem um plano de saúde.
O argumento é que quanto mais gente pagar pelo serviço, mais baixas serão as mensalidades. E menor será o custo do governo com atendimento hospitalar.
A Corte considerou constitucional a cobrança de um imposto de quem não quiser pagar por um plano e manteve a obrigação das seguradoras de aceitarem pacientes com doenças pré-existentes. Mas, derrubou a exigência de que os estados aumentassem drasticamente o atendimento gratuito aos mais pobres.
A chamada reforma da saúde foi mantida de forma quase intacta. Foi uma surpresa para os que vieram esperando que a Suprema Corte fosse limitar o poder da Casa Branca. É uma decisão importante para Barack Obama, que fez da reforma do sistema de saúde a iniciativa política mais importante do seu governo até agora.

Uma moça diz que Obama conseguiu fazer o que muitos presidentes no passado tentaram, sem sucesso. Outra, decepcionada, diz que o país está caminhando para o socialismo.

O pré-candidato republicano à presidência, Mitt Romney, disse que se for eleito vai revogar a reforma da saúde.

Para Barack Obama, a decisão foi uma vitória para todos os americanos. O assunto deve passar a ser um dos preferidos do presidente na campanha pela reeleição.
 
do site G1

Nenhum comentário: