terça-feira, 26 de maio de 2020

O abraço amoroso do universo à Terra

Em tempos bioéticos, estamos reativando as postagens do blog.
Ausentes novas postagens, desde final de 2017, retornamos em maio de 2020 para trazer as discussões recentes da bioética e do biodireito.
O mundo correu nestes dois anos e estamos agora em quarentena, 
O mundo globalizado.  A Terra-Pátria de irmãos humanos, fraternos. 
O que fizemos de nossas vidas nestes dois anos? O que a humanidade fez nestes dois anos? O que a bioética nos ajudou a entender e debater?
Estamos com nossos direitos e garantias fundamentais e individuais extremamente restritos. O valor deste sacrifício é medido pelas consequencias na proteção de toda a coletividade, das pessoas que amamos, dos parentes queridos, dos amigos, dos vizinhos e colegas do trabalho, de todos os seres humanos.
Pouco nos preocupamos com o planeta, com a nossa vegetação, com os nossos animais, com os nossos seres que habitam o planeta.
Agora estamos sofrendo as consequências de tudo o que vivenciamos e da forma como conduzimos.
Temos medo. Medo da finitude, medo do desconhecido, medo de não suportarmos o que vem pela frente.
Conversar sobre nossos medos e revisarmos o nosso comportamento de antes é um passo decisivo.
Queremo uma vida normal, sem restrições, mas o que queremos é só para nós ou para os demais seres humanos? Temos vontade de desejar o mesmo para a humanidade toda? Ou estamos apenas em uma retórica para afastar o medo.
O mundo globalizado nos deu muita comunicação e pouca compreensão. Ajudamos as pessoas que precisam com o que nos sobra, por isso podemos doar.
Deveríamos agir não só solidariamente, o que fazemos pouco, mas fraternalmente, igualando cada um e todos em um processo de fraternidade no qual se eu tiver todos terão e se eu tiver pouco, todos terão pouco. O que não parece possível é que alguns tenham demais, outros tantos tenham muito e a grande parte dos seres humanos tenha quase nada, algo que não aceitaríamos para nós mesmos.
Volta o blog com experiências, relatos, notícias e reflexões querendo se tornar um instrumento informativo, de comunicação e trocas. 
Que seja uma tentativa de aplicar a fraternidade!
O abraço amoroso do universo à Terra- Frida Khalo


Nenhum comentário: