sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Aplicativo Minhas Vontades: uma ferramenta para exercício de autonomia em saúde SBGG

 Diante de uma condição ameaçadora à vida, é dever das equipes de saúde e direito das pessoas idosas que haja a oferta de cuidado de maneira integral com o devido respeito à autonomia. As Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV) são uma ferramenta de proteção à autonomia dos indivíduos que se encontram sem condições de expressar suas vontades no que se refere aos cuidados à saúde diante de uma condição grave e potencialmente sem possibilidade de cura.


O que são Diretivas Antecipadas de Vontade?


Uma forma de deixar registrados os desejos e preferências no que se refere aos cuidados à saúde diante de uma condição ameaçadora à vida.


Além do registro de suas próprias vontades, o indivíduo pode também indicar uma pessoa que o represente caso não seja possível se expressar.


Desde 2012, o Conselho Federal de Medicina dispõe que “nas decisões sobre cuidados e tratamentos de pacientes que se encontram incapazes de comunicar-se, ou de expressar de maneira livre e independente suas vontades, o médico levará em consideração suas diretivas antecipadas de vontade”


Aplicativo para estimular a reflexão


Pensando em um meio de fazer com que a criação das Diretivas Antecipadas de Vontade sejam mais discutidas entre as pessoas idosas e os profissionais, a Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG criou o aplicativo Minhas Vontades, que estimula a reflexão sobre autonomia em saúde, além de disponibilizar conteúdos sobre o tema.


Prático, ele possui um visual fácil de ser usado e bem intuitivo, basta seguir os passos:


1.Baixe o aplicativo e clique em “Novo”;

2.Preencha a identificação;

3.Explore a teoria sobre DAV;

4.Siga os passos do registro de suas preferências, com pausas para reflexão, até concluir o documento.



É recomendado que posteriormente, o documento seja debatido com o geriatra e compartilhado com todos os que assistem a sua saúde e seus cuidados.


Conheça mais sobre as Diretivas Antecipadas de Vontade e o novo aplicativo Minhas Vontades


Nenhum comentário: