terça-feira, 28 de maio de 2013

Brasil e OPAS/OMS juntos para a saúde global?

Em sua primeira visita oficial como Diretora da OPAS, no Brasil, em fevereiro de 2013, Carissa F. Etienne se reuniu com o Ministro da Saúde do Brasil, autoridades do governo do estado do Rio de Janeiro e Secretários do Ministério da Saúde. Visitas à Fiocruz, ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) e ao Instituto Nacional de Câncer (INCA) fizeram também parte de sua agenda. O vídeo Cooperação e Estratégias da OPAS com o Brasil na Visão de Carissa F Etienne desenha o projeto de acesso e cobertura universal à saúde e a parceria desejada com o Ministério da Saúde.

Cobertura universal à saúde significa a condição de todos os países de avaliar as necessidades de saúde de sua população em termos de diagnóstico, tratamento, promoção, prevenção e reabilitação. Este é o objetivo que a Diretora da OPAS considerou prioritário em seu discurso de posse.  
O Brasil, que na 66º Assembleia Mundial da Saúde, entrou para o Conselho Executivo da OMS, continua com um papel importante para o alcance da cobertura universal à saúde, tendo em vista a sua influência no âmbito global, seu modelo e experiências de sistema único e avanços tecnológicos.

Encontrar recursos humanos qualificados na região da Américas para disponibilizá-los aos países que precisam e a cooperação internacional em saúde, são considerados por Carissa F. Etienne, temas relevantes para o trabalho entre a OPAS/OMS e o Ministério da Saúde do Brasil em um grande projeto de saúde global.

(clique aqui para assistir o vídeo).

A OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A integração às Nações Unidas acontece quando a entidade se torna o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde. A OPAS/OMS também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Organização exerce um papel fundamental na melhoria de políticas e serviços públicos de saúde, por meio da transferência de tecnologia e da difusão do conhecimento acumulado por meio de experiências produzidas nos Países-Membros, um trabalho de cooperação internacional promovido por técnicos e cientistas vinculados à OPAS/OMS, especializados em epidemiologia, saúde e ambiente, recursos humanos, comunicação, serviços, controle de zoonoses, medicamentos e promoção da saúde.

Todo esse esforço é direcionado para alcançar metas comuns, como iniciativas sanitárias multilaterais, traçadas pelos governos que fazem parte da OPAS/OMS, sempre com uma atenção especial aos grupos mais vulneráveis: mães e crianças, trabalhadores, idosos, pobres, refugiados e desabrigados.

do site Paho.org

Nenhum comentário: