quinta-feira, 22 de maio de 2014

•Amaerj inicia diálogo entre Conselho de Medicina e vítimas de erros médicos

O Departamento de Direitos Humanos da Amaerj, através da diretora juíza Denise Appolinária, será o intermediador de um encontro entre a Associação das Vítimas de Erros Médicos (Avermes) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). O objetivo é abrir um diálogo entre as vítimas e os médicos para discutir melhorias na saúde.
Na última segunda-feira (19), a juíza Denise Appolinária recebeu, na sede da Amaerj, o presidente do Cremerj, Sidnei Ferreira, e o vice-presidente do Conselho, Nelson Nahon. Na ocasião, foram debatidos assuntos como saúde pública, Teste de Progresso, judicialização na Saúde e prontuário médico. A magistrada demonstrou preocupação com a situação da saúde no Estado do Rio de Janeiro, que tem sofrido com o sucateamento das unidades e com a falta de recursos humanos.
2451
Sidnei Ferreira explicou que esses problemas vêm sendo denunciando frequentemente pelo Conselho, e que o Cremerj tem lutado por um atendimento digno à população e por melhores condições de trabalho para os médicos.
Denise Appolinária apresentou as propostas dos membros da Associação das Vítimas dos Erros Médicos (Avermes), como a realização de uma prova para os médicos no formato da OAB e a divulgação do prontuário médico para parentes.
O presidente do Cremerj explicou que a categoria defende a aplicação do Teste de Progresso, nos 2º, 4º e 6º períodos do curso de medicina, porque avalia o aluno e a faculdade. Além disso, falou sobre o prontuário médico, que é pessoal e sigiloso, conforme regulamenta o Código de Ética Médica.
“O Conselho está sempre disposto ao diálogo. Temos um cuidado amplo com a segurança do paciente e do médico. Orientamos que os colegas relatem tudo no prontuário, com detalhes, e de forma legível, porque isso é importante para o paciente no seu tratamento e para o médico, até em casos de uma possível defesa no futuro”, disse.
A diretora da Amaerj pediu o apoio do Cremerj para que, ainda em 2014, seja realizada alguma ação em prol da Saúde. O Conselho levará o assunto para a Comissão de Saúde Pública e apresentará alguma sugestão na próxima reunião com a Amaerj, no dia 21 de julho.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações e foto do Cremerj

Nenhum comentário: