terça-feira, 14 de janeiro de 2014

As clínicas de fertilização in vitro escondem os riscos da PGD dos pais?


por Michael Cook
Casais americanos que fazem o diagnóstico genético pré-implantatório (PGD), em seus embriões, quase nunca são informados sobre os riscos potenciais do procedimento, segundo o biólogo do Wellesley College, no Journal of Medical Ethics . Sem esta informação vital, diz Michelle LaBonte, os pais não são capazes de dar o consentimento informado.

PGD, ou triagem de embriões, tornou-se um padrão de serviço em clínicas de fertilização in vitro. Um técnico remove uma célula de um embrião de 8 células e testa-o de defeitos. Se passar, é implantado no útero.

Em um artigo potencialmente explosivo, o Dr. LaBonte afirma que "nos esforços para eliminar o risco através do uso do PGD, podemos, de fato, criar um novo conjunto de riscos, talvez ainda mais preocupantes do que aqueles que estamos tentando evitar." Ela baseia suas afirmações através de uma pesquisa nos sites das 262 clínicas norte-americanas que oferecem PGD. Ela constatou que "86,6% dos centros afirmam que o PGD é seguro e / ou deixam de divulgar quaisquer riscos em seus sites, apesar do fato de que o impacto do procedimento na saúde a longo prazo da prole não está provado".

Clínicas de fertilização in vitro têm adotado a tecnologia de PGD para uma ampla gama de usos - de eliminar embriões defeituosos através de testes de defeitos genéticos ou para seleção de sexo - sem uma profunda compreensão dos riscos envolvidos. Ela cita um especialista em fertilização in vitro que admitiu com pesar que "[T] bebês que resultaram não estão em idade reprodutiva ainda, e, por isso, não sabemos que tipo de efeitos esta técnica tem sobre o ser humano adulto ... E eu considero ainda experimental a retirada de uma célula de um embrião. "

Ela ressalta que isso já aconteceu antes. Durante anos a amniocentese foi apresentado como totalmente segura até que estudos mostraram que houve um aumento do risco de aborto espontâneo.

Dr. LaBonte especula sobre o porquê de os riscos de PGD estão sendo ignorados. Ela dá seis razões:

* Os pais estavam tão preocupados com a doença genética de um primeiro filho que negligenciaram os riscos de PGD para um segundo filho.
* Médicos dissipam as dúvidas dos pais.
* A opção dos pais supera os perigos para o embrião: "Ao contrário de 'fumantes passivos', potenciais embriões biopsiados não estão em posição de buscar regulamentação desse procedimento."
* O debate sobre a ética do uso de PGD para criar "bebês projetados" distraiu a atenção dos pais de sua segurança.
* Não houve falhas catastróficas amplamente divulgadas ainda.
* "As recompensas financeiras do PGD representam conflitos de interesses para os fornecedores."

Dr. LaBonte conclui que as clínicas de fertilização in vitro devem informar os seus clientes que PGD ainda não é uma tecnologia comprovada.

"Futuros pais de bebês de PGD devem estar cientes de todas as informações de segurança, incluindo a de estudos humanos e animais, e serem informados de que, a longo prazo, estudos de segurança definitivos ainda não foram realizadas. Qualquer coisa a menos não deve ser considerado como consentimento informado.

Nenhum comentário: